Fita LED RGB: Como instalar?
Em fevereiro, mostramos o passo a passo de como instalar uma fita LED. Com o surgimento de produtos cada vez mais versáteis, a Lâmpadas TS led lançou a fita LED rgb, com fonte de luz colorida, ideal para ambientes internos. O destaque desse produto é a flexibilidade, já que você pode utilizar tanto para a iluminação quanto para a decoração.
O processo de instalação difere pouco do apresentado no tutorial anterior, mas consideramos que você não tenha lido o passo a passo anterior e queira aprender exatamente como instalar o modelo colorido. Por isso, quem acompanhou o processo de instalação da fita LED nas temperaturas de cor 2700K/ 6000K vai ver algumas informações repetidas e bem parecidas. Este processo dispensa também a utilização de solda, e tem um item a mais: o controlador.
Passo a Passo
Você vai precisar de:
- 1 rolo de fita LED RGB de 5 metros TSLED Você encontra em www.cameratop.com.br
- 1 driver compatível com a configuração da fita; Na CTop este vc encontra en kits
- 1 controlador e 1 controle remoto (vendidos separadamente)
- 1 chave de fenda
- 1 borne
- Fita isolante ou mangueira termo encolhivel sled www.sled.com.br
O que é a fita LED RGB?
A fita LED RGB é flexível e auto adesiva e gera diversas cores, entre elas destacam-se branco, branco frio, azul, vermelho, amarelo, verde e RGB, modelo de cores em que o vermelho, o verde e o azul são combinados de várias maneiras, para reproduzir muitas outras cores.
É comercializada em rolos de 5 metros, com opções de 30 e 48 LEDs por metro. O consumidor pode cortar por conta conforme desejar, mas não deve fazê-lo por metro, e sim cortar nas emendas dos módulos. Um módulo é uma divisão que não prejudica a funcionalidade dos LEDs e cada módulo possui 5 cm. Com 40 mil horas de vida mediana, o produto está disponível em duas opções de potência (48W e 30W).
A versatilidade na fita não é só uma questão de poder afixá-la em diversos lugares. A dimerização, alteração na velocidade na mudança de cores e as dezenas de combinações são atrativos para esse produto revolucionário.
Você pode trocar as cores, deixar uma só de forma constante, efeito “pisca-pisca” também, e quando cansar de tanta cor, ela permite deixar a luz branca também.
Você pode trocar as cores, deixar uma só de forma constante, efeito “pisca-pisca” também, e quando cansar de tanta cor, ela permite deixar a luz branca também.
O que é um driver?
O driver é uma fonte de alimentação que estabiliza a tensão que vem da rede elétrica. A rede fornece tensão alternada e o driver corrige a tensão para a forma contínua. O driver deve ser utilizado de acordo com a fita que adquiriu, conforme instruções da embalagem. Os pontos que devem ser considerados na escolha são: corrente, tensão de saída e potência total.
O modelo RGB demanda índice de tensão contínua de 12V. O driver deve ser de 60W, para qualquer modelo de fita LED RGB.Só pode ser usado um driver por rolo de 5 metros de fita LED. Se você for destacar partes da fita, como por exemplo 30 centímetros, você pode utilizar o driver recomendado para 5 metros, ou pode utilizar um driver de potência e tamanho menor, que deverá ser escolhido com base na potência de cada LED que terá nestes 30 centímetros. Para evitar que compre driver com potência, corrente e tensão de saída errados, é melhor contatar um eletricista.
O que você não pode fazer:
- Utilizar 1 driver para duas fitas
- Ligar direto na rede
- Utilizar driver com especificações erradas
- Não respeitar as polaridades da fita e do driver
- Cortar a fita errado
O que é um controlador?
O controlador é o dispositivo que permite a programação da fita, usando toda a sua variedade de cores. Ele deve ser conectado entre a fita e o driver. O controle serve para a programação e funcionamento da fita à distância.
Como instalar:
1° passo
Desligue a rede elétrica para evitar riscos de choque. Comece conectando o controlador no driver, o fio vermelho (positivo) no V+ e o fio preto (negativo) no V-.Se sled é mais fácil só conectar.
2° passo
Agora conecte a fita no controlador, prendendo com a chave de fenda. Conecte o fio azul no B, o verde no G, o vermelho no R – correspondente às cores da fita-; e o branco no V+, para fechar o circuito.
3° passo
A sua instalação ficará assim:
Agora é só conectar a fita à rede elétrica, usando o borne, com muito cuidado às polaridades. No nosso caso, para mostrar melhor a instalação para vocês, conectamos o driver à tomada. Em seguida, enrole a conexão com fita isolante.
Pronto!
A sua instalação completa ficará assim:
Para instalar no local desejado, limpe a superfície com um pano seco para não comprometer a aderência. Depois de fixar com a fita autoadesiva, é só ligar na tomada/ ligar a rede.
Cortei a fita corretamente, como faço para ligar um outro pedaço sem rabicho?
É preciso nesse caso fazer um rabicho, soldar com o fio e depois usar a fita isolante. É preciso muito cuidado, pois a fita é pequena e o uso de muita solda (ferramenta de solda comum é barato) e colocá-la no lugar errado pode queimar os circuitos, danificando alguns LEDs. Se você não tem prática com o ferro de solda, Pratique um pouco antes de começar a solda oficial.
O processo da fita RGB é ainda mais fácil do que a da fita normal, não é?
Qualquer dúvida comente, ou mande suas dúvidas
Nenhum comentário:
Postar um comentário